EXPOSIÇÃO EXTERNA

Bem-vindos ao Centro de Engajamento! Aqui vamos refletir sobre a nossa responsabilidade ambiental, enxergar o nosso lugar no mundo e na natureza, e o impacto positivo de viver em uma realidade sem plásticos descartáveis, repensando o nosso consumo e as nossas atitudes. Precisamos refletir sobre a nossa capacidade destrutiva de usar um único copo de plástico descartável que vai virar um legado nos oceanos por pelo menos 400 anos. Vamos repensar essa herança? Aqui bate o coração do Noronha Plástico Zero. Vamos fortalecer e potencializar a nossa regeneração para as próximas gerações. Vamos promover a mudança juntos?

NORONHA PLÁSTICO ZERO

O DECRETO

Em apenas meio século de existência, o plástico descartável se tornou o maior vilão da natureza. Desde então, já foram produzidas mais de 8 bilhões de toneladas de plástico e estima-se que apenas 9% desse total tenha sido reinserido na cadeia produtiva. Boa parte está boiando ou submersa em nossos oceanos, matando a fauna marinha e impactando diretamente na nossa saúde. Segundo a ONU, 89% dos plásticos encontrados nos oceanos são produtos descartáveis.

As micropartículas desse mesmo plástico estão presentes na atmosfera, no ar que respiramos e nos peixes que comemos. O plástico que produzimos já corre em nosso sangue.

Fernando de Noronha fez história ao se tornar o primeiro território brasileiro a banir todos os principais plásticos e similares descartáveis: copos, canudos, pratos, talheres, sacolas, embalagens de isopor, embalagens e garrafas PET de até 500 ml. O Decreto Distrital 02/2018, assinado pelo Administrador Geral da Ilha, Guilherme Rocha, em vigor desde abril de 2019, prevê a proibição da entrada, comercialização e uso desse material na ilha.

A Administração de Fernando de Noronha/Governo do Estado de Pernambuco, com o apoio e engajamento de moradores, empresários, visitantes e parceiros, que incluem O Grupo HEINEKEN no Brasil e os negócios de impacto Menos 1 Lixo e Iönica, torna-se referência em políticas públicas socioambientais voltadas para o enfrentamento da poluição por plástico. O Programa tem impactos positivos diretos na qualidade ambiental da Ilha e na qualidade de vida dos seus moradores. As ações realizadas estão em consonância com o Plano Nacional de Combate ao Lixo Marinho e com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, fazendo com que o alcance do Programa extrapole os limites do Arquipélago, contribuindo para o Planeta e para a saúde dos oceanos.

Noronha começa a dar os passos para se tornar o território mais sustentável do Brasil. Vamos abraçar essa causa começando pela nossa casa?

A NOSSA MUDANÇA

Olhando para tantos dados negativos, nós podemos pensar que não tem mais jeito. Mas calma! A missão do Noronha Plástico Zero é criar ações educativas e de impacto que fortaleçam a ideia de que é possível sim estimular você a repensar seus hábitos, regenerando a forma como cuidamos do nosso consumo, reutilizando e ressignificando a maneira como devolvemos para a natureza tudo aquilo que produzimos.

REPENSAR: Aqui no Centro de Engajamento, além das exposições, incentivamos a troca entre as pessoas. Através de diversos eventos, como rodas de conversa e oficinas, vamos criar experiências sensoriais, imersivas e participativas para a comunidade de Noronha e para o turista que nos visita, repensando o nosso consumo de plástico descartável.

REGENERAR: A ação sustentável é mais forte quando é humanizada. Pensando nisso, convocamos os Agentes de Transformação para regenerar, transmitir e estimular o consumo consciente através de um contato sempre direto com a comunidade.

REUTILIZAR: Dizer não para o plástico é o primeiro passo. Reutilizar é o segundo. Para o lançamento do Noronha Plástico Zero, um KIT com copo, canudo e bolsa reutilizáveis vem fortalecer o impacto positivo que o Decreto propôs para Noronha.

RESSIGNIFICAR: A nossa jornada em Noronha também abre caminho para outros resíduos e vai além. O vidro foi ressignificado e está se transformando em um importante pilar da construção civil na ilha. O Caminho do Vidro permite a melhoria da infraestrutura de coleta seletiva local, trazendo o benefício e permanência desse material por aqui, não mais como desafio, mas como solução.

MAIS
COM MENOS

A HEINEKEN acredita em um mundo com mais colaboração e menos impactos negativos, na busca pela mudança de comportamento efetiva por meio da educação e de atitudes das iniciativas pública e privada e de cada cidadão. Através da parceria com a Administração de Fernando de Noronha e do Governo do Estado de Pernambuco, e apoio da empresas Menos 1 Lixo e a Iönica, foi pensada uma jornada que se dá a partir de 4 passos: repensar, regenerar, reutilizar e ressignificar. Essa trajetória foi desenvolvida pensando em um movimento cíclico, que se inicia, encerra e recomeça. Cada uma dessas ações tem um valor de impacto enorme e o poder de fazer a diferença dentro e fora de Fernando de Noronha, unindo a sociedade de forma humanizada, com uma visão mais acolhedora e consciente da importância de cada um na transformação do nosso Planeta. Essa é a materialização da nossa estratégia de Sustentabilidade, traduzida pelo movimento Mais com Menos.

Mais parceria e menos distância. Mais Noronha e menos resíduos.
É nisso em que acreditamos. Vamos juntos?

Voltar para “CENTRO DE ENGAJAMENTO”

Ir para “WOBO”