JUNTOS CONTRA O PLÁSTICO DESCARTÁVEL

Publicado em:29/10/2019

O Projeto Noronha Plástico Zero surgiu a partir do Decreto Distrital 02/2018 assinado em dezembro de 2018 por Guilherme Rocha, administrador geral da Ilha de Fernando de Noronha. A partir de abril de 2019, estão proibidos o uso, a entrada e a comercialização de plástico descartáveis, como canudos, talheres, sacolas, garrafas PET de até 500 ml, embalagens de isopor, entre outros. 

A convite da administração, as empresas de impacto Menos 1 lixo e Iönica estão co-criando e desenvolvendo ações sustentáveis para fortalecer o Decreto e envolver a comunidade local e o turista nessa ideia.  

Em janeiro desse ano, uma imersão realizada pelas duas empresas em Noronha buscou sugerir e desenvolver as melhores práticas de ação socioambiental com foco em educação e comunicação. Entusiasmados pelo pioneirismo, oportunidade e potencial de impacto positivo do projeto, decidiram ampliar as tratativas, culminando na assinatura de um Protocolo de Intenções de transferência de conhecimento, válido até o final de 2022. A ideia é que a Ilha seja exemplo e se torne referência no Brasil e no Mundo como território pioneiro a banir o uso de descartáveis plásticos e similares.

Durante o processo imersivo, as foram promovidas palestras, workshops e oficinas de design participativo para um grupo que incluía funcionários da administração, representantes da sociedade civil e outros atores locais. Estes encontros foram divididos em etapas de inspiração, investigação, design thinking e avaliação, mapeando a situação da Ilha naquele momento em relação à presença de resíduos descartáveis, categorizando as personas e público-alvo entre moradores, turistas e comunidade empresária e definindo objetivos e metas a serem alcançadas em curto, médio e longo prazo.

O resultado da imersão reforça o propósito que a parceria entre os setores público, privado e a comunidade têm no desenvolvimento de ações sustentáveis. A conscientização e a mudança de comportamento são só os primeiros passos.  


Carlos de Miranda Por: PLÁSTICO

Compartilhe esse post:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter