SOMOS O QUARTO MAIOR PRODUTOR DE LIXO PLÁSTICO DO MUNDO!

Assustador, mas é real. O Brasil está entre o 5 maiores produtores de lixo plástico no mundo, com 11 milhões de toneladas produzidas por ano, está atrás apenas dos Estados Unidos, da China e da Índia. Desse total, recicla apenas 1,28% do que foi produzido. Esses dados são do WWF, e estamos bem abaixo do nível de reciclagem plástico global, que é de 9%. 

Você já sabe que o Decreto 02.18 proíbe o consumo e comercialização de diversos itens aqui na Ilha, como canudos e sacolinhas. Nós do Noronha Plástico Zero, preocupados com as mais de 2,4 milhões de toneladas de plástico descartadas de forma irregular no nosso país, sabemos da importância que é falar do impacto socioambiental desses números e do alerta pra mudar essa realidade. 

Qual é o impacto desse lixo plástico na natureza?

As micropartículas de plástico, que são o resultado do lixo gerado quando entram em contato com água e calor, por exemplo, afeta a qualidade do ar, do solo e, principalmente, os sistemas de fornecimento de água. Já está comprovado que esses resíduos estão presentes na alimentação de diversos animais marinhos, e uma vez que entrou no organismo dessas espécies, e elas estão presentes na nossa alimentação, já estamos correndo riscos.

Uma solução irresponsável muito utilizada para se livrar do plástico é a queima ou incineração dele, o que é absurdo, porque o resultado é a emissão na atmosfera de gases extremamente tóxicos que são nocivos a nossa saúde. Sem falar no mal estar gerado pela fumaça gerada e claro, atingindo outras espécies.

Já se sabe que todo esse lixo plástico gerado ao longo dos anos, em diversas partes do mundo, vem afetando diretamente lagos, rios e oceanos, mas também as superfícies sólidas, como em plantações, florestas e diferentes tipos de relevo e vegetação, devido à fácil capacidade de absorção do solo. Até Nas geleiras (as que estão sobrando, né?) também tem plástico. Ou seja, o impacto é global, nada ou ninguém está escapando. 

O Noronha Plástico Zero tem o papel de transformar essa realidade. Através do nosso Centro de Engajamento, estimulando o visitante a repensar o  seu próprio consumo, alertamos sobre a importância de entender os dados sobre lixo plástico na natureza. Nós podemos fazer mudar esse cenário, já que um dia fomos a causa, agora precisamos ser solução. Vem com a gente?Carlos de MirandaPor:

Compartilhe esse post:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter