GARRAFAS WOBO

WOBO | 1

O LEGADO DAS GARRAFAS WOBO

O espírito criativo e empreendedor de Alfred (Freddy) Heineken não foi dedicado apenas ao marketing e ao mercado cervejeiro, mas também à sustentabilidade. Durante uma viagem às Antilhas Holandesas na década de 1960, Freddy ficou impactado com o montante de resíduos descartados incorretamente na ilha – dentre eles, garrafas de cerveja de sua própria marca. Além disso, observou que as habitações do entorno eram bastante humildes. Ao retornar para Amsterdã, aliou-se ao arquiteto John Habracken na criação de uma garrafa de cerveja que pudesse ser utilizada para a construção civil por meio de encaixes no design do produto. Com partes que se encaixam e contribuem para a diminuição de resíduos na natureza, surgiram as “The World Bottle” ou WOBO.

WOBO | 2

GARRAFAS VIAJANTES

Estas garrafas foram coletadas pela equipe técnica e por voluntários do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) nas praias do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha. Gentilmente cedidas para o Noronha Plástico Zero, elas nos ajudam a perceber que o plástico descartado irregularmente pode atravessar o mundo pelas correntes marítimas. Por isso, o lixo é um problema de todos. Resíduos plásticos do mundo todo estão boiando nos oceanos, sendo descartados irregularmente por embarcações turísticas e de carga e chegando à costa. A mudança de hábitos é real e urgente. A responsabilidade e o compromisso com o meio ambiente começam na nossa própria casa, por cada um de nós, e tem um impacto enorme em nosso Planeta.

WOBO | 3

MICROPLÁSTICO

O tempo de vida do plástico na natureza é enorme, pode durar séculos. Apesar de não se manter em sua forma original, aos poucos vai se transformando em diversas micropartículas quase invisíveis que, geralmente, medem entre 1 mm e 5 mm, mas podem ser maiores. O impacto negativo dessas partículas minúsculas afeta os oceanos, o ar que respiramos e até mesmo a nossa alimentação. As baixas taxas de reciclagem também contribuem para presença desse material na nossa vida. Aqui em Noronha, as coletas realizadas nas praias do mar de fora detectam grandes quantidades de microplástico.

WOBO | 4

PÓ DE VIDRO​

A reciclagem do vidro é uma das ações de impacto do Noronha Plástico Zero, apoiada pela coleta seletiva local e pela comunidade. Através do Caminho do Vidro, esse resíduo é ressignificado, vira areia e fortalece a construção civil na Ilha.

Voltar para “EXPOSIÇÃO EXTERNA”

Voltar para “CENTRO DE ENGAJAMENTO”

Ir para “A ORIGEM”